Fazer com que uma criança aceite tomar uma medicação não é tarefa fácil, além do obstáculo que é a ingestão das cápsulas ou comprimidos, elas também são mais sensíveis aos sabores. Para ajudar nesse desafio, a Singularis dispõe de formas farmacêuticas pediátricas que buscam facilitar a aceitação pelos pequenos. Essas formulações buscam ser o mais natural possível, cumprindo seu objetivo primário de carregar o medicamento até o local de destino, da forma mais palatável e agradável para os pacientes infantis.
A criança não é um adulto em miniatura do ponto de vista farmacológico e tem particularidades que devem ser respeitadas na manipulação de fórmulas pediátricas. A Singularis está habilitada para preparar estas formulações, respeitando a diferença farmacocinética de cada idade da criança, sejam prematuras, recém-nascidas, lactantes, bebês, crianças ou adolescentes.
A primeira escolha na pediatria são as formas farmacêuticas líquidas, como os xaropes, suspensões, soluções e gotas, que podem ser de uso oral ou sublingual. Elas permitem a associação de vários ativos, com boa absorção e administração facilitada pelo uso dos dosadores específicos. Muitos são os recursos farmacotécnicos que podem ser utilizados para mascarar eventuais sabores desagradáveis, como o uso dos adoçantes e aromas naturais. A Singularis dispõe de uma ampla variedade em aromas naturais e idênticos aos naturais, como morango, cacau, tutti-frutti, limão, entre outros, sendo a escolha de acordo com a formulação e a preferência individual do paciente.
Outra opção de uso oral são os envelopes ou sachês, que permite a associação de uma grande quantidade de ativos e volumes. O conteúdo deve ser dissolvido em água ou outros líquidos recomendados, sendo de fácil administração inclusive pelas crianças. Os excipientes são escolhidos levando em consideração as necessidades e o sabor característico dos ativos, como também a predileção do paciente. Existem ainda as cápsulas de fácil abertura (sprinkle) que possuem fechamento diferenciado, facilitando seu processo de abertura. Dessa forma, o seu conteúdo pode ser disperso em água ou misturado diretamente em alimentos para a administração.
A via transdérmica também é considerada uma alternativa para a absorção de muitos ativos, com diferentes aplicações e opções de toque agradável, adequadas à pele dos pequenos. Além disso, a Singularis manipula tabletes e filmes, de uso sublingual e orodispersível respectivamente. Estas formas farmacêuticas são interessantes para crianças e adolescentes, pois se dissolvem rapidamente na cavidade bucal sem necessidade de mastigação ou ingestão de água.
A forma farmacêutica é um ponto fundamental para a adesão ao tratamento. Para escolher adequadamente é preciso levar em consideração fatores como idade, diferenças fisiológicas, necessidades farmacoterapêuticas, seletividade ou preferência alimentar e a forma de administração. Além disso, as
propriedades dos ativos devem ser consideradas, como o sabor e o odor, a solubilidade e a estabilidade. Somado a isso, é desejado que as formulações pediátricas sejam livres da adição de açúcar, corantes, parabenos, e aditivos artificiais.
É importante ressaltar que a escolha da forma farmacêutica mais adequada deve ser feita em conjunto com o pediatra ou profissional prescritor e a família, considerando as individualidades de cada criança, como no caso de alergias e intolerâncias alimentares. Para manter a excelência no atendimento aos pacientes pediátricos, a equipe Singularis está sempre em busca de atualizações em produtos, veículos e embalagens que facilitem a administração e a biodisponilidade dos ativos.